segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Festival Japão Mato Grosso é encerrado ao som do rasqueado

Ao som do rasqueado cuiabano terminou, neste domingo (02.10), o 1º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’. O Festival que reuniu aproximadamente três mil pessoas por dia na Praça Santos Dumont superou as expectativas dos organizadores. “O festival foi um sucesso absoluto. Não esperávamos que a receptividade da população cuiabana fosse tão grande. No próximo ano vamos realizar o 2º festival no Centro dos Eventos do Pantanal para ampliar ainda mais a participação popular”, disse o presidente da Associação de Beisebol e um dos organizadores do evento, Yuji Izawa.
Izawa ressalta ainda que durante os três dias do evento a colônia japonesa em Mato Grosso teve a oportunidade de mostrar um pouco mais da sua cultura e de sua gastronomia. “Levamos para o centro de Cuiabá um pouquinho do Japão. Além de divulgar a nossa cultura, o objetivo maior do festival foi promover uma maior integração entre as culturas e retribuir ao povo mato-grossense todo o carinho e respeito que eles possuem com a colônia japonesa”.
Para o presidente da Associação Nipo Centro Oeste Brasil, Yoshio Nouchi, a realização do festival só foi possível em função da parceria com o governo do Estado. “O apoio do governo foi fundamental para a realização dessa grandiosa festa. A nossa colônia e o cônsul geral do Japão, Kazuake Obe, comemoraram a notícia do governo, que o festival vai entrar no calendário oficial de eventos de Mato Grosso”. Nouchi agradeceu ainda o apoio da prefeitura de Cuiabá e das secretarias de Estado de Cultura e Turismo.
Durante a programação do 1º Festival Japão Mato Grosso ‘Tanabata Matsuri’ os participantes puderam acompanhar apresentações de Cururu e Siriri, de Taiko, Bastão e artes marciais. No segundo dia do evento foi eleita a ‘Miss Nikkey 2011’, concurso que escolheu a mais bonita representante da colônia japonesa do Estado. Já no domingo, a festa foi encerrada com o show de Henrique, Claudinho e Pescuma.
O festival que teve origem no Japão no século IX é considerado o maior evento tradicional japonês. No Brasil, é realizado no Bairro Liberdade, em São Paulo, desde 1979 e pela primeira vez o festival acontece fora de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente isso: