terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sorriso sedia 1º Encontro Regional de Hortifruticultura Sustentável

Araçá-Boi
O município de Sorriso (400 km ao Norte de Cuiabá) sediará o ‘1º Encontro Regional de Hortifruticultura Sustentável’ em Mato Grosso, nos dias 07 e 08 de outubro. O evento é inédito no Estado e visa fomentar e incentivar a cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras em Mato Grosso. O Encontro faz parte do Programa Horta Viva, e tem o intuito de investir na diversificação da produção de hortifruticultura, boas práticas agrícolas, uso minimizado de agrotóxicos, produção integrada e sustentabilidade do setor.

De acordo com o subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcelo Soares de Oliveira, 85% dos legumes, frutas e verduras consumidos em Mato Grosso vêm de outros Estados como Pará, Goiás e São Paulo. “Temos potencial para ofertar produtos produzidos em MT para abastecer o mercado local e outras regiões”, revela. O secretário ressalta ainda que no município 40 produtores trabalham no cultivo de hortaliças em 162 hectares. “O ganho médio por hectare é de R$ 4.397 mil. O que gera 1,37 empregos por hectare plantado. O salário dos produtores gira em torno de R$ 800 mensais.

O secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos (Sepe/MT) e do Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional), Renaldo Loffi, que irá proferir uma palestra para falar das ações desenvolvidas pelo MT Regional, destaca que este evento pode dar a alavancada que o Estado precisa para destacar-se na produção de hortifruticultura. “O Governo do Estado está investindo com vários cursos de capacitação, cursos e seminários que são fundamentais para o fortalecimento da cadeia produtiva e para o desenvolvimento regional. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires está mobilizando todos os 13 municípios em prol de incentivar a produção e garantir a viabilidade do segmento.


EVENTO
Durante os dois dias, o Encontro vai contar com várias palestras para esclarecer os entraves, perspectivas e desafios do setor. Entre as palestras estão o Programa de Capacitação Continuada em Olereicultura; a política de desenvolvimento de produção do MT Regional; organização de apoio aos agricultores de Sorriso; diagnóstico de propriedades e sistemas de produção de olerícolas; situação atual da cadeia produtiva de olericultura no Mato Grosso; mercado, perspectiva e centros de abastecimento; crédito agrícola Desenvolvimento Regional Sustentável; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da CONAB; casos de sucesso; avanços alcançados no município de Marcelâdia com o PAA; irrigação em Olericultura e o cultivo protegido em olericultura. Além disso, várias propriedades rurais serão visitadas, consideradas vitrines, na produção de hortifruti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente isso: