![]() |
Dança tradicional, Cururu e Siriri |
Duas manifestações folclóricas típicas da região pantaneira. Uma tradição que é mantida viva na cultura popular de Mato Grosso. Para tanto, foi lançado na noite dessa terça-feira (01.09) o 9° Festival Mato-grossense de Cururu e Siriri, no Cine Teatro de Cuiabá. Na ocasião, várias apresentações de grupos de Cururu e Siriri ressaltando a importância do festival no cenário no Estado. Este ano, o 9° Festival terá como tema fé e alegria do povo mato-grossense, sendo que será realizado de 23 a 26 de setembro, na arena do Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá.
A organização espera um público de 80 a 100 mil pessoas durante os quatro dias. Vale frisar que o 9° Festival Mato-grossense de Cururu e Siriri conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá. Segundo o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, o apoio do Governo do Estado ao festival veio a reafirmar ainda mais a tradição da cultura mato-grossense. “Este é o maior evento de manifestação cultural de Mato Grosso. Uma festa elaborada para celebrar manifestações culturais típicas em que reúne grupos de todo o Estado e resgata a origem das culturas da região pantaneira”, disse o secretário.
A coordenadora do evento, Edilaine Domingas, destacou que o festival é uma tradição mantida de geração para geração seja no ensinamento dos versos, passos e seqüências. “O festival é uma manifestação muito forte do folclore mato-grossense, em que durante todo o ano grupos ensaiam para apresentarem no festival em Cuiabá”, afirmou. Para tanto, cerca de 35 grupos de Siriri, de 15 municípios, e mais oito grupos de Cururu irão participar do 9° Festival Mato-grossense de Cururu e Siriri.
De acordo com a presidente da Associação dos grupos de Siriri e Cururu de Santo Antônio de Leverger, Cleuza Silva, durante o festival são cerca de 30 minutos de apresentação para cada grupo, mas que parecem durar uma eternidade. “A dança folclórica ganha vida e interage com os participantes nas coreografias e nos elementos de outras culturas, como o bumba-meu-boi e animais como o pássaro tuiuiú e a cobra sucuri”, explicou Cleuza Silva.
A presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, Domingas da Silva, convida a população mato-grossense para participar do 9° Festival Mato-grossense de Cururu e Siriri. “Quanto mais valorizamos a cultura, mais a tradição se mantém viva. Por isso, convido a população mato-grossense para assistir ao maior evento de manifestações culturais do Estado”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente isso: